Estabelecer presença no ambiente digital tornou-se imprescindível para qualquer negócio. E no segmento da odontologia não é diferente. Cada vez mais os pacientes procuram por clínicas e profissionais na Web.
A mais recente pesquisa TIC Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, traz importantes dados acerca deste novo comportamento. De acordo com o estudo, a pesquisa por produtos e serviços é uma das atividades mais realizadas pelos usuários da rede.
Não obstante, a busca específica por serviços de saúde corresponde a 47% de todas as ações realizadas pelos internautas no ambiente digital. Isso significa que para atrair clientes, já não se pode mais contar apenas com o boca a boca.
Na realidade atual, lançar mão dos recursos da Internet como redes sociais e outras plataformas digitais, é uma importante estratégia, e que possui o poder ampliar significativamente o alcance do seu trabalho. E neste contexto, o Google Meu Negócio é uma das mais valiosas ferramentas disponíveis. Com o Google na posição de buscador mais utilizado em todo o mundo, chegando a concentrar 92% de todas as pesquisas feitas na Web (dados da Integrowth), saber como utilizar os recursos oferecidos pela plataforma pode ser o diferencial para a sua empresa.
Por isso, neste artigo iremos nos dedicar a este assunto. Aqui você vai entender qual a importância de um perfil na plataforma para o estabelecimento de relevância no ambiente digital. Além disso, vai aprender como criar o seu para começar a usufruir dos resultados que ele pode trazer.
Continue com a gente nesta leitura e aprenda passo a passo como cadastrar seu consultório odontológico no Google Meu Negócio!
O que é o Google Meu Negócio e porque é importante estar nele?
A competição entre empresas dos mais variados segmentos para figurar nas primeiras posições do Google é acirrada. A fim de conquistar o topo da primeira página dos resultados de pesquisa, as organizações investem em soluções profissionais de marketing digital, como SEO (Search Engine Optimization – otimização para mecanismos de busca) e anúncios patrocinados.
Mas existe uma ferramenta que facilita o processo de colocar seu nome entre os primeiros resultados, sem qualquer custo ou necessidade de conhecimentos específicos. Estamos falando do Google Meu Negócio.
Ele é uma plataforma onde você pode cadastrar todas as informações da sua empresa. Desta maneira, sempre que um cliente em potencial pesquisar um serviço oferecido por você, seu consultório aparecerá em um card especial, onde o usuário pode ver informações como localização, imagens, avaliações de outros clientes e muito mais.
E não é só porque a plataforma é gratuita e intuitiva que você deve investir nela. Os resultados que o Google Meu Negócio é capaz de proporcionar são o principal motivo para você criar um perfil agora mesmo.
De acordo com uma pesquisa da Bright Local, consultoria especializada em estudos de marketing, negócios listados no serviço aparecem em cerca de 1.009 pesquisas todos os meses. Além disso, mais de 90% das ligações recebidas por empresas locais cadastradas no Google Meu Negócio são oriundas deste serviço. Outro fator importante constatado pela empresa é que 90% dos clientes procuram por avaliações antes de contratar um serviço.
Este último dado é especialmente importante, tendo em vista que quando o assunto é cuidado odontológico, os clientes sempre buscam por referências antes de ligar para o consultório. Assim, apostando no Google Meu Negócio você alcança muito mais clientes em potencial do que contando apenas com a boa e velha indicação boca a boca dos seus pacientes.
Como cadastrar seu consultório odontológico no Google Meu Negócio?
Você já percebeu a importância de selecionar as ferramentas certas para ganhar visibilidade na Internet. Por isso, chegou a hora de colocar as mãos à obra! Veja a seguir o passo a passo para cadastrar seu consultório odontológico no Google Meu Negócio.
1. Crie seu login na plataforma
Tudo o que você precisa para cadastrar seu consultório no Google Meu Negócio é um e-mail. Acesse a plataforma e crie sua conta.
Assim como nos outros serviços da empresa, se você já estiver conectado à sua conta do Google, você será automaticamente levado para a próxima etapa.
2. Aba “Adicionar seu Negócio”
É aqui o local onde você vai inserir as informações sobre seu consultório odontológico. Preencha o nome e o endereço do seu consultório.
O próximo campo do formulário é um dos mais importantes: a categoria. A seleção correta nesta etapa é o que vai garantir que seu público-alvo encontre o seu consultório quando realizar uma pesquisa.
Você deve selecionar a opção “Dentista”. Mais à frente, você poderá adicionar subcategorias. Nelas, será possível identificar as especialidades do seu consultório, como “Endodontia” ou “Ortodontia”, por exemplo.
3. Autorização de gerenciamento da empresa
Na próxima etapa, haverá uma caixa de confirmação para os dados do seu consultório. Confira atentamente antes de concluir. Após a realização deste processo, o Google enviará uma correspondência com um código de confirmação para atestar a localização real da sua empresa.
Esta etapa é muito importante para evitar fraudes. O código deve chegar no prazo de uma a duas semanas, e somente após seu recebimento será possível dar continuidade ao processo.
4. Acrescente mais informações
Quando o código chegar e você confirmar a localização do seu negócio, será possível adicionar mais informações à pagina do seu consultório no Google Meu Negócio, como subcategorias, fotos e muito mais.
Além disso, através desta plataforma é possível criar um site simples. O sistema é bastante intuitivo e facilita para que você tenha uma presença mais profissional, sem precisar investir muitos recursos e tempo para isso.
5. Passo bônus!
Você já sabe que ter avaliações é muito importante para destacar seu consultório no Google. Mas você não precisa esperar que seus pacientes procurem seu negócio de forma espontânea para deixar comentários.
Com o Google Meu Negócio, você pode enviar um link solicitando avaliação. Basta acessar a aba Avaliações na plataforma e clicar no link para solicitar avaliações. A seguir, encaminhe para seus clientes e espere seus comentários. E não se esqueça de respondê-los!
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