Ter um negócio vai além de atender clientes e manter a clínica aberta no dia a dia. Ter um negócio envolve questões tanto práticas quanto estratégicas para que você consiga usar as oportunidades a seu favor. E, nisso, uma ferramenta essencial é o plano de negócios para clínica odontológica.
Item fundamental para as empresas de sucesso, o plano de negócios nem sempre é compreendido como um item estratégico poderoso. E mesmo a sua empresa sendo de saúde deve sim investir nisso.
O que é plano de negócios?
Plano de negócios é um documento elaborado pelo dono da empresa no qual está o planejamento do seu negócio, ou seja, o que você espera que a sua empresa alcance e se torne. Com essas informações colocadas no papel é possível identificar possíveis riscos, fazendo assim a prevenção antes que aconteçam. Isso sem falar que, com a meta em mente, você saberá enxergar as oportunidades que te farão se aproximar desse objetivo.
O plano de negócios para clínica odontológica, feito de forma correta, pode ainda ajudar a identificar gargalos da sua empresa que exigem um maior conhecimento seu. Investir nessa ferramenta é uma garantia que você sabe o que está vendendo, como será vendido e outras questões que envolvem o seu funcionamento, além do planejamento financeiro, tendo assim uma gestão adequada.
Onde desenvolver esse plano de negócios
Geralmente o próprio dono do negócio desenvolve esse documento, uma vez que ele está à frente do negócio. Mas não é difícil encontrar empresas que realize esse serviço. Por exemplo, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é uma instituição com credibilidade e que disponibiliza gratuitamente o modelo para quem deseja seguir e também outras dicas focadas para consultórios odontológicos.Como elaborar um plano de negócios para clínica odontológica?
Agora que você sabe o que é um plano de negócios, chegou a hora de saber como elaborar um de forma descomplicada para usá-lo como uma estratégia na sua empresa. Mesmo que você já tenha feito algum em determinado momento, com esse tutorial você vai criar um documento capaz de alavancar o seu negócio em poucos passos.
Vamos utilizar um modelo desenvolvido pelo Sebrae. Mas, em meio a isso, vamos dando mais dicas para você otimizar isso, ok? Vamos começar?
Etapas de um plano de negócios
Sumário Executivo
É basicamente um resumo do plano de negócios. Nele constam:
- Informações dos empreendedores
- Resumo dos dados do negócio
- Setor ou setores de atividades dessa empresa
- Forma jurídica
- Enquadramento tributário
- Capital Social
- Fonte de Recursos
Dica: Quando destacar a parte jurídica e o enquadramento tributário, observe as características já presentes nisso. Assim você consegue compreender melhor as tributações que deverá pagar assim como a maneira que isso deverá ser feito.
Análise de mercado
Esse é o momento no qual irá te ajudar a compreender melhor o mercado e os consumidores presentes nele. Esse ponto deverá constar:
- Estudo de clientes
- Análise dos concorrentes
- Pesquisa de fornecedores
Dica: Aproveite essa fase e faça uma análise dos seus clientes e como os seus concorrentes lidam com essas pessoas. Ainda que você não precise colocar isso no documento, vai te ajudar e muito a elaborar estratégias para atrair seu público-alvo.
Plano de marketing
É a etapa que compreende todas as possibilidades de divulgar e desenvolver o seu negócio. Deve ter:
- Descrição do que será o produto ou serviço que será vendido na sua empresa
- Preços
- Estratégias de promoção e divulgação
- Estrutura para venda
- Localização do empreendimento
Dica: Quando falamos em estratégias de divulgação, vale analisar tudo, mas é bem importante seguir as regras para a área de odontologia. Inclusive, é uma oportunidade de comprar valores e ver quais opções são mais viáveis. Por exemplo, é melhor divulgar na rádio local ou investir em campanhas online (Facebook, Instagram, Google Ads)?
Se você fez bem a pesquisa do seu cliente como falamos antes fica fácil entender quais meios serão mais relevantes para essa pessoa e devem ter a presença do seu negócio nele.
Plano operacional
Deverá mostrar a parte prática do negócio. Deverá indicar:
- Estrutura física
- Capacidade de atendimento e serviços oferecidos
- Processos e níveis operacionais
- Necessidade de recursos humanos
Dica: Nesse ponto, vale observar o tempo e a capacidade de atendimento da sua clínica. Sendo um serviço, quanto tempo em média demora para realizar um procedimento. Isso te dará uma base de produtividade que poderá ser importante na hora de estabelecer metas reais para o seu negócio.
Plano financeiro
Etapa que consta a viabilidade de manutenção do seu negócio. Deve conter:
- Investimento total
- Média de investimentos fixos
- Capital de giro necessário
- Estimativa do faturamento mensal
- Estimativa do custo unitário de matéria-prima
- Estimativa dos custos de atendimento
- Apuração do custo dos materiais diretos e/ou mercadorias vendidas
- Estimativa dos custos com mão de obra
- Demonstrativo de resultados
- Indicadores de viabilidade
- Ponto de equilíbrio
- Lucratividade
- Rentabilidade
- Prazo de retorno do investimento (ROI)
Dica: Observe o investimento e a estimativa de retorno. Com isso, vai ser fácil encontrar possíveis gargalos que atrapalhem o desenvolvimento do seu negócio. Muitas vezes, você pode estar investindo em um aparelho sem muito retorno ao invés de capacitar o profissional, por exemplo.
Simulação de cenários
Faz uma breve previsão de diferentes situações e suas consequências. Deve ter:
- Vendas abaixo do esperado
- Novos concorrentes
- Crise econômica
Aqui ainda pensando no cenário atual, como no caso da pandemia de COVID-19, pensar em ações de como manter o consultório odontológico.
Dica: Fique atento a esses cenários e sempre observe a qualquer mudança significativa. Investir nessa projeção de possíveis cenários pode te ajudar a encontrar uma solução antes mesmo de ocorrer um problema.
Análise estratégica
Nessa etapa você vai fazer a análise SWOT.
Essa abreviação das palavras em inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que representam Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Também é conhecida como análise FOFA. Deve ter:
- Avaliação dos pontos fortes e fracos do ambiente interno
- Avaliação dos pontos fortes e fracos do ambiente externo
Dica: Atenção para o ambiente interno. No externo, não temos controle, mas no interno podemos realizar mudanças para melhorar o desempenho do seu negócio.
Colocando o plano de negócios para clínica odontológica em prática
Como você percebeu ao longo do texto, o plano de negócios é um ponto fundamental para a sua clínica. Mas ela deve ser realizada e acompanhada pelo gestor do negócio. Isso faz com que seja possível perceber se estamos no caminho certo.
Vantagens de investir no plano de negócios
Além disso, produzido de forma correta, o plano de negócios para clínica odontológica, pode contribuir para outros pontos além do que está escrito no documento. As dicas mostram justamente isso, pois você pode otimizar um processo ao mesmo tempo que desenvolve o seu plano de negócios.
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