Pensar a realidade da gestão e do marketing para dentistas atualmente é também agregar as estratégias apresentadas pelo Marketing Digital como um dos principais meios de captação de clientes, afinal de contas, quem não está presente na Internet dificilmente será visto e valorizado.
Se você deseja ser encontrado, principalmente pelas pessoas que estão no entorno do seu consultório, então precisa ter uma presença consistente no meio online.
A doutora Jaqueline Mota defende em sua tese que as estratégias de gestão para dentistas perpassam as estratégias do marketing, já que ambas almejam objetivos semelhantes.
É nessa perspectiva que o marketing odontológico vem crescendo de maneira progressiva, com base na aproximação do dentista com o seu paciente, a partir da construção de uma relação de confiança e que gera muitos benefícios para a área.
A verdade é que o universo da saúde não apoiava as práticas de marketing por considerar uma forma agressiva de atrair o cliente. No entanto, essa visão vem sendo modificada através do surgimento do marketing de conteúdo que é considerado bastante relevante para a prospecção na área.
Para te ajudar a organizar e colocar em prática a estratégia de marketing para dentistas, acompanhe esse passo a passo que preparamos para você!
8 passos para fazer marketing para dentistas
Considerando as normas previstas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) para a realização de marketing para dentistas, todas as estratégias pensadas devem estar de acordo com as prescrições da última resolução (CFO 196/2019) referente a essa pauta.
É preciso evitar a divulgação de preços e meios de pagamentos em anúncios, bem como a promoção de tratamentos gratuitos para atrair clientes, e até a divulgação de procedimentos sem serem comprovados cientificamente, dentre outras proibições que você precisa saber na íntegra, antes de planejar o marketing do seu negócio odonto.
O marketing para dentistas deve ser saudável e leve, que não acarrete apelos excessivos ao público com vista à atração e captação de clientes. A base precisa ser a troca de experiência, agregando valor à relação dentista-paciente que tende a solucionar problemas e gerar confiança.
Siga os passos abaixo e tenha um plano de marketing de destaque para o seu consultório.
1. Defina a sua persona
O primeiro passo consiste em definir os possíveis comportamentos do seu público, a partir de perfis bastante específicos do seu cliente ideal.
Essa perspectiva abrange o conceito de persona defendido pelo Marketing Digital, criado através dos dados gerais dos seus clientes e testes feitos para concluir essa definição.
A sua persona é que vai nortear as suas ações, afinal você deve planejar pensando nesse perfil ideal de cliente a ser atraído e fidelizado.
2. Tenha objetivos concretos
Definir seus objetivos é essencial para encaminhar o seu planejamento de marketing, visto que tudo que você fará deve apontar para o que você almeja.
Quer tornar-se valorizado e reconhecido em sua região? Ou captar mais clientes? Ou realizar vendas? As possibilidades são diversas e definir os seus reais interesses é uma das premissas para o sucesso de suas ações.
3. Crie a sua identidade visual
Já se sabe acerca da importância do que é visto e como se é visto na Internet, não é? Não adianta ter uma presença online se ela não demonstra harmonia e boa aparência no seu visual.
A sua logo, definição de cores e o estilo dos seus canais de divulgação são peças chaves nesse processo. Essa identidade visual, quando bem definida, tende a marcar a memória das pessoas, por isso invista nela.
4. Defina seus canais de Marketing
Quais são os canais de marketing que mais fornecem resultados para você? Identifique a presença do seu público nesses canais, a partir de testes.
Após verificar os mais satisfatórios, comece a oferecer um conteúdo de valor que se converta em leads e novos clientes.
5. Tenha uma equipe de produção de conteúdo
Tanto para a mídia paga com a criação de anúncios, quanto para o Inbound Marketing oferecendo conteúdos gratuitos para as redes, você precisará contar com a ajuda de uma equipe qualificada como freelancers, agência de marketing e profissionais da área.
6. Tenha uma página no Google Meu negócio
Essa é uma estratégia de grande valor para quem deseja prospectar.
Ter um perfil no Google Meu Negócio é a peça chave para quem deseja ser encontrado pelas pessoas da sua região, além dele ser utilizado por 44% dos usuários do Google como pesquisas a sites de empresas.
7. Use Vídeo marketing
Seja pelo Youtube, IGTV ou até vídeos do site do seu próprio negócio, o uso de vídeo marketing dá um grande destaque a qualquer plano de marketing para dentistas.
A questão é que os conteúdos dos vídeos são mais profundos e melhor elaborados e quando o paciente vê o seu dentista falando na telinha gera uma proximidade maior nessa relação, além de sugerir autoridade ao seu perfil profissional.
Quem não aparece em frente às câmeras pode sugerir desconfiança e constantes comparações a outras estratégias de outros profissionais. A verdade é que quem é visto é lembrado e sempre poderá ser uma escolha a ser considerada pelos clientes.
8. Peça avaliações aos seus pacientes mais satisfeitos
Dentre os principais gatilhos de vendas online está a prova social.
Quando alguém deseja fazer uma consulta e pesquisa um dentista na Internet, certamente essa pessoa vai procurar pela aprovação de outros pacientes, através de depoimentos e comentários que favoreçam a decisão por escolher aquele profissional.
Espera-se garantir um lugar de autoridade para o seu negócio, além de atrair e fidelizar clientes a partir de práticas saudáveis e bem direcionadas.
O que ainda está esperando? Então, mãos à obra!
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