Boa parte dos profissionais que se forma em odontologia opta por abrir a sua própria clínica odontológica e atuar de maneira autônoma. A partir disso, deixa de ser apenas um odontologista para se tornar também um empreendedor e, consequentemente, precisa se preocupar em fazer o seu novo negócio crescer, sem descuidar dos pacientes, é claro!
Existe um segredo para transformar uma clínica em um grande sucesso? Na verdade, o que existem são algumas estratégias que, se colocadas em prática com um bom planejamento financeiro e uma gestão eficiente, podem surtir resultados surpreendentes. Veja abaixo quais são e avalie como você pode implementar na sua clínica ou consultório.
Qualidade do trabalho
Parece ser óbvio demais e até clichê, mas o principal segredo para o sucesso de uma clínica odontológica é a qualidade do serviço prestado, especialmente no Brasil. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), nosso país é o que mais tem dentistas no mundo todo! Em outubro do ano passado, quando o estudo foi divulgado, já eram mais de 240 mil profissionais formados na área.E não é só isso: segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os dentistas brasileiros estão entre os melhores do mundo e se destacam internacionalmente quando o assunto é estética.
Diante de todo esse panorama, é perceptível que sempre que uma nova clínica odontológica abre as portas, ela já está se colocando em um mercado de alto nível. Para assegurar a qualidade, a formação continuada é imprescindível. Um odontologista nunca pode parar de buscar novos cursos e aperfeiçoamentos, principalmente levando em conta como o segmento evolui, graças às pesquisas e aos aparatos tecnológicos. É preciso se manter atualizado sempre.
Marketing digital para clínicas odontológicas
As estratégias de marketing no mundo online têm se destacado. Para fazer com que a sua clínica seja vista, talvez não seja preciso colocar um outdoor no ponto mais estratégico da cidade (isso teria até um custo muito alto), mas estar presentes nas redes sociais é necessário.Crie uma página no Facebook e um perfil no Instagram para a sua clínica e comece a divulgar seu trabalho, mas claro respeitando as normas do CFO. Uma pesquisa da agência eMarketer, divulgada pela Forbes Brasil, constatou que Brasil é o país latino-americano que mais utiliza as redes sociais, esse é só um dos indícios de que o paciente que você deseja prospectar está nessas redes e pode ser atingido por meio delas.
Invista no marketing de conteúdo. Quem trabalha na área da saúde tem muita informação relevante para compartilhar de forma educativa e que é de interesse público. A sua presença digital deve ser mais do que apenas uma vitrine da sua clínica, e sim uma fonte onde as pessoas possam buscar conhecimento. Isso é essencial para fortalecer a credibilidade de um odontologista.
Comunicação via Whatsapp
Esse aplicativo é uma ferramenta poderosa para fidelizar pacientes. A funcionalidade mais básica é o pós-atendimento: perguntar como o paciente está, se está se recuperando bem do procedimento e se tem algo a reportar.
Mas é possível ir além: ao salvar o nome de um paciente no celular, coloque ao lado a especialidade à qual ele está vinculado, por exemplo, estética.
Assim, você pode enviar mensagens por lista de transmissão, com um conteúdo direcionado apenas para as pessoas que você sabe que tem interesse naquele assunto, isso claro com a autorização do seu paciente. Por exemplo: um vídeo falando sobre as diferenças entre as facetas de resina e de porcelana.
Esse tipo de ação faz com que o paciente crie um vínculo com o profissional, continue se consultando com ele e ainda indique para familiares e amigos.
Ser visto
A velha máxima “quem não é visto não é lembrado” pode ser muito bem aproveitada nesse contexto. Não espere apenas que as pessoas vão até a sua clínica, leve a clínica até os grupos de interesse. Isso significa procurar sempre participar de congressos, workshops, convenções, manter contato com professores e colegas e ter sempre um cartão de visitas no bolso.
É preciso circular no meio profissional e sempre fortalecer o networking. Com o tempo, esse tipo de relacionamento pode abrir as portas para que você se torne um palestrante, o que favorece ainda mais a visibilidade.
Causas sociais
Nesse ponto, é preciso ter muito cuidado para não transformar fraquezas sociais em palanques e se promover em cima disso. Mas caso você tenha afinidade com esse tipo de trabalho e realize com prazer, é importante saber que isso valoriza a imagem da sua clínica. Demonstrar que você não escolheu a odontologia apenas por dinheiro, mas também pelo desejo de melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas, independente da classe social, é algo que humaniza o seu trabalho.
Mas nada de “ativismo de sofá”, seja verdadeiramente atuante. Você pode se oferecer para ir a escolas públicas da sua cidade ensinando as crianças e adolescentes sobre saúde bucal, por exemplo. Ou pode realizar uma ação para distribuir escova, creme e fio dental em comunidades carentes, podendo até conseguir parceria com alguma marca para isso.
O mais importante é escolher um trabalho com o qual você se identifique, fazer com o coração e se dedicar ao máximo. Isso valoriza a imagem da sua clínica e, por consequência, ajuda a fazer com que ela cresça.
Gestão de pessoas em clínica odontológica
Se a sua clínica conta com o apoio de colaboradores, fazer uma gestão de pessoas eficiente é fundamental. Para isso implemente o feedback de forma sistematizada; crie uma atmosfera de trabalho positiva, oferecendo as melhores condições possíveis para que cada um exerça a sua função; ofereça oportunidades de crescimento dentro do possível; valorize e reconheça os méritos e conquistas individuais.Invista em treinamento para a sua equipe e faça com que isso seja um ponto de destaque, um diferencial. É comum que clínicas odontológicas nem sempre tenham essa visão empreendedora, portanto, ao adotá-la, você já estará com uma vantagem competitiva. Uma equipe valorizada e motivada produz mais e melhor e todos vão colher os frutos disso.
E é claro: nunca deixe de agregar conhecimento! Para isso, nossos artigos sobre gestão para dentistas e odontologia hospitalar estão à disposição, assim como os cursos exclusivos que ofertamos, a fim de formar e capacitar os melhores profissionais.
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