Uma das grandes preocupações de muitas empresas é lidar com a Receita Federal. E quando falamos em malha fiscal a confusão aumenta, pois há muitos empreendedores que ainda não possuem uma contabilidade bem estruturada internamente. Mas como evitar os principais erros para não ser pego na malha fina? Hoje vamos mostrar como o seu negócio pode ser blindado de qualquer chance de cair em ciladas do dia a dia.
É comum que empreendedores não compreendam ao certo como realizar exatamente o pagamento de todas as tributações de forma correta. Para começar, você deve entender que o aumento no número de CNJPs ativos no Brasil acaba fazendo com que a fiscalização da Receita Federal ganhe mais foco.
Como há esse aumento, fiscalizar empresa por empresa pode ser impossível tendo em vista a quantidade de pessoas que formalizam o seu negócio. Com base nas informações contidas no SPED Fiscal, a Receita Federal compara as informações prestadas pelo contribuinte e verifica possíveis inconsistências. Isso se chama malha fiscal e pega muita gente de surpresa na hora de realizar suas obrigações tributárias.
Caso isso aconteça, deve-se ajustar as informações necessárias para que haja uma correção desses dados. Então, em casos de informações divergentes, o empresário poderá cair na malha fina.
O que é uma malha fina?
Antes de começar, você deve entender que existem diferentes tipos de malhas. A malha fiscal compara os valores declarados no imposto de renda com as informações recebidas dos dados da Receita Federal. Já a malha de débito está relacionada a alguma dívida que o contribuinte possa ter com a Receita Federal, seja por declarações ou em períodos anteriores.
O controle da Receita Federal se torna mais eficaz e a verificação mais efetiva. Então mesmo que os erros mais simples possam acontecer, como errar um número ou omitir algum dado, pode ser o motivo do contribuinte cair na malha fina (como é conhecida popularmente).
Mas existem algumas formas de se evitar isso. E caso você tenha o seu negócio próprio, deve ter um cuidado redobrado para evitar erros que possam te fazer cair na malha fina. Confira abaixo dicas para você colocar em prática no seu dia a dia.
1- Saiba como você deve realizar o imposto de renda
Muitas pessoas não sabem ao certo as principais características que fazem com que a pessoa esteja apta a realizar o imposto de renda. Especialmente quando se é empreendedor. Existem regras para os diversos tipos de negócios, inclusive as novas formas de trabalho como os empreendedores. A tributação para as Micro Empresas é diferente das Empresas de Pequeno Porte, assim como o Microempreendedor Individual.
Conheça a fundo tudo o que tenha a ver com a classificação do seu negócio, assim como as tributações e as exigências pedidas por cada segmento. Isso ajuda você a se organizar melhor ao mesmo tempo que permite compreender possíveis mudanças que possam acontecer no decorrer desse tempo.
No caso dos consultórios odontológicos é possível ser enquadrado no regime Simples Nacional, o que impacta em uma única alíquota para os impostos, variando é claro do faturamento.
2- Tenha coerência
Um dos principais fatores que fazem com que muitas pessoas sejam pegas na malha fina são as inconsistências exageradas das informações. Todo faturamento da empresa deve ser declarado e enquadrado tributariamente. Então, se a sua declaração anual for diferente da informação trimestral já realizada, por exemplo, fica mais fácil da Receita Federal verificar essas divergências.3- Organize seus documentos de forma eficaz
A desorganização pode ser um grande problema na hora de realizar as verificações para preencher os papéis. Isso quer dizer que você deve organizar essas informações de maneira que o acesso a esses dados seja feito de forma rápida e objetiva. Utilize sistemas online para dar mais praticidade nessas horas.4- Informações corretas sempre
A partir do momento em que você deve apresentar seu imposto de renda, você deve analisar todos os dados. Caso veja algum erro, vale a pena observar as melhores opções para corrigir isso. Essa atenção redobrada vai ajudar muito na hora, pois geralmente são os pequenos detalhes que fazem toda a diferença na hora de cair na malha fina.
5- Agilidade sempre
Quanto mais cedo você realizar o preenchimento das informações, melhor será na hora de entregar seu imposto de renda. Sabe aquelas pessoas que deixam tudo para em cima da hora e acontece tudo errado? Não seja essas pessoas, pois essa falta de organização pode fazer com que erros aconteçam.
6- Tenha atenção em cada informação
É comum não ler tudo o que está presente em um documento, mas é importante ter essa atenção especial à sopa de letrinhas do governo. Então não deixe de entregar as devidas declarações nos prazos, pois isso pode acabar com o lucro da empresa ou até mesmo levar o seu negócio à falência.Existem ainda outros parâmetros importantes que você deve compreender. Preenchidos de forma incorreta ou ausentes, podem render uma dor de cabeça com a Receita Federal dependendo da situação. E são eles:
- Valor do Imposto de Renda Retido na Fonte
- Despesas com saúde
- Falta de Fontes Pagadoras
- Variação do Patrimônio
- Ausência de declaração de imóveis adquiridos
- Recebimentos de Resgate de Previdência Privada
- Ausência de declaração de aquisição de imóveis das incorporadoras
- Gastos com cartões de crédito
- Movimentação bancária constante e elevada
Outra dica é investir em conhecimento, seja do imposto de renda como também da tributação indicada para o seu negócio. Assim fica mais fácil evitar surpresas de última hora, permitindo que você tenha tempo de consertar possíveis erros. Nesse caso não tem preguiça ou falta de tempo, deve ter dedicação sua para saber o que esperar do imposto de renda.
Não existe segredo para quem tem um negócio próprio evitar cair na malha fina, mas existe constância nas ações do dia a dia para facilitar a reunião de informações nesse processo. Então saiba um pouco da parte legal do seu negócio para evitar cair em ciladas, seja na Receita Federal ou em qualquer outra fonte de fiscalização. E conte é claro, com a ajuda de um contador para organizar a documentação e realizar as declarações.
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