O preceito básico de todo e qualquer investimento é gerar lucro, certo? Mas, na prática, como saber se estou ganhando ou perdendo dinheiro? E quais são esses valores? A eficácia de uma estratégia depende diretamente de uma forma concreta de acompanhar se o plano está funcionando. Afinal, diferenciar uma ação que está dando certo de outra que não traz os resultados esperados pode ser fundamental para alavancar o seu negócio de odontologia.
Neste sentido, uma das métricas indispensáveis é o chamado Retorno Sobre Investimento (ROI, do inglês Return on Investment). Mas como utilizá-lo para saber quando um investimento irá “se pagar”? É o que vamos aprender agora.
Entendendo o ROI
O ROI é um indicador aplicável em diversas áreas, inclusive na odontologia. Através desta métrica, é possível saber quanto você está lucrando com cada investimento específico. Isso pode incluir absolutamente tudo o que for feito visando algum lucro futuro, como aquisição de novos produtos, ferramentas de gestão, campanhas de marketing odontológico, melhorias na infraestrutura, entre outras possibilidades.
Isso possibilita que você identifique não apenas quais investimentos valem a pena, mas também direciona como otimizar aqueles que já estão funcionando para que gerem ainda mais lucro. Da mesma forma, uma estratégia que ainda não está se pagando não necessariamente precisa ser desgastada. É possível que ela precise apenas de alguns ajustes.
Como calcular o ROI?
Por mais importante que seja, este indicador financeiro não demanda nenhum cálculo mirabolante. É uma métrica simples e precisa.
Para calcular o ROI, você subtrai o lucro obtido pelo valor total do investimento e divide esse número novamente pelo valor total do investimento. Então, basta multiplicar este valor por 100, já que o ROI é expresso em porcentagem.
ROI = (lucro obtido – valor total do investimento) / valor total do investimento x 100.
Um exemplo: vamos supor que você fez uma campanha de marketing nas redes sociais com o objetivo de atrair mais pacientes. O seu investimento em mídia paga foi de R$ 1 mil. A campanha atraiu 30 novos pacientes, com um valor médio de consulta estimado em 200 reais (lucro de 6 mil reais).
O ROI seria o seguinte:
ROI = (6.000 – 1.000) / 1.000 x 100 = 500.
O que isso significa? Que a cada 1 real investido na campanha, você ganhou 5 reais. Portanto, além de ser um bom resultado, a métrica facilita a tomada de decisão. Será que vale a pena investir mais na próxima campanha para ter um retorno ainda maior?
Cuidado com os valores
Para que a análise do ROI seja realmente assertiva, é preciso esquecer as chamadas métricas de vaidade, isto é, aquelas que te fazem bem em relação às estratégias utilizadas e te colocam em uma condição de protagonismo, mas que propriamente não fortaleceram o negócio de odontologia.
Para que o cálculo não seja distorcido, é preciso que haja clareza nos valores que são classificados como “lucro” e “investimento”. Vamos tomar como base o exemplo anterior: nem todos os pacientes que foram à sua clínica no período da campanha foram persuadidos por ela. Portanto, é preciso que haja uma evidência de que esses leads (contatos obtidos) realmente foram gerados a partir da campanha nas redes sociais.
Da mesma forma, o investimento neste exemplo em específico está relacionado unicamente com a campanha. Ou seja, os custos se referem aos investimentos feitos em anúncios pagos na rede social.
Por que é importante medir o ROI?
Como exemplificado, o ROI detalha a eficácia de um investimento. A partir dele, é possível gerar vários insights: as principais fontes de renda do seu negócio; os canais de comunicação mais eficazes para o seu público; quanto tempo um tipo de investimento leva para trazer retorno; planejar metas com base em resultados mais realistas, observando os resultados anteriores; entre outras possibilidades.
A interpretação desses dados é de extrema importância para a tomada de decisão de uma forma mais segura e estratégica.
E se estiver dando errado?
Logicamente, nem todo investimento é garantia de lucro. Desta forma, também é preciso saber agir quando uma ação não estiver gerando resultados.
Um dos grandes desafios é mudar a campanha de direção. Afinal, você investiu não apenas dinheiro, mas também energia e dedicação no plano. Entretanto, conforme os resultados, uma de suas habilidades precisa ser a mudança de direção. Essa reação fará com que você use as informações do ROI de uma forma muito mais eficaz.
Da mesma forma, é preciso ressaltar que determinadas ações demandam um tempo para gerar resultados. Portanto, certifique-se de que você delimitou um período razoável antes de fazer o cálculo do ROI. Errar neste processo pode fazer com que você abandone uma grande ideia no caminho por agir precocemente. Daí vem a importância de estimular a métrica em todo tipo de investimento: quanto mais experiência você acumular, maior será a sua assertividade, afinal, você saberá o tempo necessário para que um investimento gere retorno.
O que o ROI representa para o seu negócio
Mais do que uma métrica, o ROI precisa ser uma cultura no seu negócio. A partir dele, você saberá quais investimentos são capazes de se pagar, evitando gastos desnecessários que só contribuem para o acúmulo de tarefas e não trazem nenhum retorno prático.
E quando falamos em cultura, queremos dizer que o retorno sobre investimento é um processo contínuo, isto é, não basta que você tenha um pico em um determinado período e depois volte para a estaca zero. O desafio de gerar lucro e saber responder aos desafios precisa ser constante.
Além do mais, fazer parte de uma equipe que comprovadamente tem um bom desempenho, cria projetos que dão lucro e consegue bater as metas eleva a moral de quem faz parte do time. Esse é mais um benefício de atingir bons resultados: não é apenas fazer o investimento se pagar, mas também construir um ambiente de positividade e motivação com o próprio trabalho.
Agora que você entendeu a importância do retorno sobre investimento, não deixe de aplicar esta métrica no seu negócio de odontologia. Mas lembre-se: ela precisa estar acompanhada de outros tipos de mensurações de resultados para que o acompanhamento seja ainda mais produtivo.
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