A odontologia é uma das profissões com maior curva de crescimento no mercado. Os dentistas inseridos conseguem boa remuneração e tem oportunidades de trabalho em diversas áreas.
Um ramo em que este profissional pode atuar, mas pouca gente sabe, é em hospitais. Apesar de pouco conhecida, é uma atividade muito recompensadora.
Saiba mais sobre o que é odontologia hospitalar e entenda melhor esta função.
Boa leitura!
Entenda o que é Odontologia Hospitalar
O pouco conhecimento em relação à presença do dentista no ambiente hospitalar pode estar relacionado ao pouco tempo de existência dessa área, que só foi reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em 2015.
Esse é um dos ramos de atividade do dentista. Seu objetivo é cuidar da saúde bucal de pacientes hospitalizados que, em geral, estão em estado grave. Não é raro encontrar dentistas trabalhando em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Este profissional tem a missão de melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Muitos problemas de saúde aparecem primeiro na boca por causa do acúmulo de cáries e tártaro, principalmente, no caso de longos períodos de internação.
Quando essas patologias são identificadas e tratados com antecedência, ocorre a recuperação mais rápida do quadro, a redução dos riscos de infecção hospitalar, aceleração na desocupação de leitos e abertura de novas vagas.
O dentista tem a capacidade de identificar o surgimento de novas doenças decorrentes do uso de medicamentos e, além disso, possui a técnica para realizar procedimentos que possam resolver os problemas diagnosticados.
É preciso diferenciar a odontologia hospitalar da cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, uma especialidade cirúrgica da odontologia. O dentista hospitalar cuida dos pacientes na UTI, enquanto o traumatologista executa procedimentos cirúrgicos.
O mercado de trabalho de odontologia hospitalar está a todo vapor. Existe demanda reprimida nos setores público e privado. Em um cenário pós-pandemia, os leitos de TI estão sendo ampliados em todo o país e, com isso, cresce a quantidade de oportunidades de trabalho para dentistas em hospitais.
Como essa ainda é uma área nova, é pequeno o número de recém-formados que optam por esse caminho, por isso, as oportunidades são maiores nesse segmento.
Por que escolher a odontologia hospitalar?
Agora que já sabe o que é odontologia hospitalar e o que o profissional habilitado faz, confira alguns motivos para escolher essa profissão, que concede várias vantagens como:
Mercado em ascensão: as oportunidades de trabalho estão em expansão, especialmente com o aumento da quantidade de leitos de UTI por causa da pandemia de Covid-19;
Papel fundamental na UTI: a presença desse profissional é primordial no tratamento de pacientes em estado grave;
Atuação multidisciplinar: nas UTIs, as pessoas são tratadas por equipes compostas por profissionais de diversas áreas de formação, o que permite o convívio e aprendizado em vários setores;
Diferencial profissional: o dentista que realiza uma especialização se destaca de maneira positivas entre seus colegas e perante o mercado;
Boa remuneração: a média salarial do dentista hospitalar, se comprada ao H/H (homem hora) é mais elevada do que em outras áreas da odontologia, até mesmo para profissionais recém-formados.
Conheça o Curso de Habilitação em Odontologia Hospitalar do CEMOI e dê um salto em sua carreira!