Possuir autonomia profissional e financeira comandando o próprio negócio é um dos maiores sonhos do brasileiro. Com a área da odontologia não poderia ser diferente. Seja para recém-formados ou profissionais experientes, poder falar em “meu consultório” é uma grande conquista. Infelizmente não há sonhos sem percalços. E isto pode levar ao momento em que vender ou não vender torne-se um dilema.
Sabemos que muitos cursos de odontologia ainda não têm investido em matérias que se voltem para administração, marketing e afins. Portanto, a carência de habilidades e conhecimentos para levar adiante um negócio pode colocar o profissional dentista nesta encruzilhada. Ainda que seja compreensível o foco dos cursos nas atividades da área de estudo é preciso algo mais.
Há muitos fatores de influência que atuam para que o sucesso do seu consultório de odontologia exista. E no caminho oposto? Quais ações podem levar à necessidade de vender o local?
Avaliando o meu consultório de odontologia: o que pode dar errado?
Para nortear esta discussão é importante que nos atentemos aos 4 fatores de importância para um consultório de odontologia enquanto negócio. São eles a localização, o atendimento, a gestão e a divulgação. Comecemos por entender a importância do local para o sucesso deste empreendimento. Não é difícil imaginar como o endereço pode fazer diferença.
Porém, estar bem localizado é uma definição um pouco mais complexa do que parece a princípio. Um exemplo muito simples: a localização em um endereço movimentado de uma cidade. Pode parecer uma boa ideia para muitos, mas acontece que não é o ideal para uma clínica. Acesso e estacionamento podem acabar se tornado problemas para quem deseja ir ao local.
Considerar acessibilidade e potencial de expansão também são elementos relevantes. O primeiro dispensa maiores explicações. Por conta disso, tanto a chegada, quanto a saída dos pacientes deve ser facilitada, não importando sua condição e mobilidade. Já o quesito expansão deve ser considerado para que o consultório tenha oportunidade de crescimento futuro. Algo importante para sua existência em longo prazo.
Qual a influência do atendimento?
O segundo tópico de relevância está ligado à forma de acolher os pacientes. É preciso que eles tenham a melhor experiência dentro da clínica. De tal modo, que o bem-estar proporcionado não deve ser relacionado apenas com os tratamentos oferecidos. Por isso, da recepção à consulta deve-se ter muito cuidado para que sempre a melhor experiência ocorra.
Quando o paciente liga para o consultório, envia e-mails ou entra em contato por aplicativos de mensagem, é que temos início o processo. Um bom acolhimento nesta e em outras etapas, garante que as pessoas voltem a procurar os seus serviços. Neste quesito, a capacitação do pessoal que irá trabalhar no atendimento é fundamental. Quanto aos responsáveis administrativos do local, cabe a eles organizar as rotinas para melhorar o trato com o paciente.
É importante notar que o mau-atendimento pode acarretar em prejuízos duradouros. É por isso que além de influenciar no sucesso de um serviço odontológico este detalhe pode ter relação com nosso dilema. Se o local ficar marcado entre o público-alvo como uma experiência ruim, a palavra irá se espalhar. Consequentemente irão evitar a sua clínica e pode ser tarde para mudanças no serviço.
O calcanhar de Aquiles: a gestão
Evidentemente nenhum fator será tão determinante para o assunto aqui tratado como a gestão. Em grande parte as dificuldades surgem porque os próprios dentistas precisam lidar com a administração do negócio. O problema é que esta é uma tarefa complexa, que toma tempo, e necessita de preparação específica. Ao se desdobrar entre a sua função e o ato de gerir, sabemos quem sai perdendo.
Os problemas financeiros e de organização determinam se a venda do consultório será necessária. Em alguns casos, este declínio é causado por erros simples, que poderiam ser sanados com mais informação. Trabalhar com papel em lugar de sistemas informatizados, por exemplo, é um destes erros que podem inviabilizar o serviço.
Reunir detalhes financeiros e o agendamento de consultas em um único lugar já se tornou prática de sobrevivência no mercado. No mais, qualquer negligência nestes aspectos tende a ser fatal. Há, no entanto, um último tópico que pode evitar que a venda do seu consultório de odontologia seja inevitável. Falamos, é claro, da divulgação.
Mudando a mentalidade por trás da divulgação
Antes de lidar com a profissão, sabemos que os dentistas por trás de consultórios têm de lidar com alguns dilemas. Quando falamos de mercado, os indivíduos atendidos por um serviço são denominados de clientes. Na odontologia, por outro lado, falamos quase sempre em pacientes. Será que um consultório vende algo? De certa forma, sim.
Aqui, falamos no sentido mercadológico da venda, de divulgação e atração do público consumidor. Sabemos que a propaganda na área de saúde deve respeitar algumas regras estritas. Isto causa receio para muitos profissionais do setor ao lidar com o assunto de marketing e propaganda. Contudo, não deve haver acanhamento, pois a divulgação é de extrema importância para o sucesso do local.
É importante entender, primeiro, que há formas éticas de divulgar os serviços odontológicos. Em segundo, o consumidor hoje é visto de forma especial. Os serviços não devem apenas atender às suas necessidades, mas ele precisa ser visto também de forma empática. O próprio conceito de tratamento humanizado é algo que não contradiz esta abordagem. É por isso que vale investir na divulgação como método de sustentabilidade do seu consultório.
Vender ou não vender, eis a questão
Mas, afinal, como estes fatores vão se relacionar com o dilema de vender ou não o meu consultório de odontologia? Se ele estiver mal localizado nenhum esforço será suficiente para reverter o prejuízo. Assim, a venda será a única opção. O mau atendimento, como já colocamos, pode marcar a clínica dificultando ações para recuperação.
Vimos, além disso, que os maiores problemas surgem por conta da má gestão. Logo, todo cuidado é pouco na hora de tratar deste aspecto, pois ele é cérebro e coração da sua clínica. Por fim, divulgar é preciso. E se feito de acordo com os parâmetros mais atuais do marketing de conteúdo pode ser uma salvação para o seu consultório.
Poder falar orgulhoso do “meu consultório” é o que muitos dentistas empreendedores querem. Neste artigo elencamos alguns itens para se ter em vista com relação a esse assunto. Através deles você poderá evitar que o sonho de uma clínica própria termine com a necessidade de venda do local.
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