Certamente você já é ou já ouviu falar em dentista empreendedor. Com base nisso, é provável que o seu intuito seja aprofundar os conhecimentos sobre os mecanismos de empreendimento, certo? Afinal, a instabilidade econômica é uma realidade a se considerar em nosso planejamento. Aliás, ela vem se tornando cada vez mais evidente no decorrer dos últimos anos e não tem como um cirurgião-dentista fechar os olhos para esse novo modelo.
Na verdade, podemos dizer que uma clínica ou consultório odontológico consiste em um tipo de negócio. Desse modo, é necessário manter a eficiência no processo de gestão financeira, organizacional e administrativa. Considere que os departamentos são diversos e que nem tudo está relacionado apenas com os níveis de conhecimento técnico adquirido durante o processo de graduação em odontologia.
Com base nisso, também é necessário adquirir e aprofundar os conhecimentos sobre os procedimentos necessários para um bom processo de gestão. Tenha em mente que essa é a melhor forma de obter resultados promissores durante o gerenciamento do consultório odontológico. Por esse motivo, preparamos um guia com os procedimentos necessários para quem almeja se tornar um dentista empreendedor de sucesso.
Dentista empreendedor: o que é?
Em primeiro lugar, antes de explicar o que é um dentista empreendedor, é preciso compreender que o processo de empreendedorismo é algo consideravelmente novo dentro do Brasil. Aliás, esse conceito passou a povoar o território nacional há cerca de 30 anos. Sendo assim, pode-se dizer que no decorrer dessas décadas diversas pessoas resolveram se aventurar no mercado de serviços e produtos.
Desse modo, o empreendedor é descrito como o indivíduo que realiza a gestão de determinado negócio, seja no setor de venda de mercadorias, seja no ramo de prestação de serviços. Com base nisso, podemos dizer que esses profissionais precisam apresentar ou, até mesmo, desenvolver um alto potencial de criatividade. O objetivo consiste em encontrar as melhores possibilidades de mercado, bem como superar os possíveis desafios.
Diante dessa realidade, o dentista empreendedor deve elaborar as melhores estratégias para garantir o crescimento e a consolidação do seu negócio. Afinal, é importante mencionar que o ato de empreender vai além da vontade de montar uma clínica dentária. Na verdade, para que os resultados sejam favoráveis é fundamental investir em marketing e conhecimento dos aspectos comerciais, bem como em planos de ação eficientes.
De fato, é comum que muitos desses quesitos sejam desafiadores no setor da odontologia. Ainda mais se considerarmos que os procedimentos mencionados não estão incluídos na grade curricular da faculdade. No entanto, não é impossível vencer esse desafio. Muito pelo contrário! Na verdade, é preciso encarar essas questões como uma forte oportunidade para gerir o próprio negócio. Então, para te ajudar nesse processo, trouxemos as cinco dicas principais capazes de fazer a diferença na carreira de um dentista empreendedor de sucesso. Confira!
1. Desenvolva um planejamento eficiente
Sem dúvida, o planejamento é uma das etapas mais importantes. Por isso ele deve ser elaborado com muito cuidado. Tenha em mente que esse recurso norteará todos os procedimentos a serem realizados dentro da clínica odontológica. Mas atenção! É essencial documentar esse planejamento, além disso, é extremamente importante desenvolver um plano de ação para todos os setores que fazem parte do consultório em questão. Inclua nas anotações os procedimentos que devem ser realizados pela sua equipe e determine a função de cada profissional nos procedimentos que serão realizados.
2. O dentista empreendedor deve estudar o mercado
De fato, estudar o mercado é um quesito fundamental para todos os dentistas empreendedores. Então, se você realiza a gestão da sua própria clínica, é essencial analisar as movimentações mercadológicas presentes no seu nicho de atuação. Com base nisso, uma dica fundamental consiste em pesquisar as tendências e novidades. Analise também os possíveis subsegmentos nos quais você poderá trabalhar como, por exemplo, a área de odontologia hospitalar.
3. Encontre bons fornecedores
Obviamente, o dentista empreendedor também deve se preocupar com a busca de bons fornecedores. No entanto, é importante fazer uma pesquisa aprofundada no intuito de obter o melhor custo benefício. Mas lembre-se que os insumos adquiridos devem apresentar boa qualidade. O objetivo principal consiste em oferecer um ótimo serviço para os clientes que buscam o seu consultório odontológico. Por esse motivo, procure por fornecedores credenciados e confiáveis.
4. Construa parcerias promissoras
Outro conselho essencial para o dentista gestor consiste em construir parcerias eficientes com outros empreendimentos dentários ou, até mesmo, com outros profissionais. Dessa forma, você pode decidir ser o único gestor da clínica ou dividir o processo de gestão com outros dentistas. Sendo assim, se você decidir por montar uma parceria, busque pessoas sérias e comprometidas. Com base nisso, encontre nesse profissional algumas virtudes fundamentais para garantir o sucesso do estabelecimento, como a ética, o respeito e a ampla visão de negócio. Com isso, é necessário que o pensamento dele esteja alinhado com o seu.
5. Trabalhe o marketing pessoal
Atualmente, a imagem de um dentista empreendedor consegue impactar fortemente a performance do consultório odontológico. Por esse motivo, é fundamental pensar em todas as questões que envolvem o seu marketing pessoal. Este, por sua vez, pode ser compreendido como o grupo de estratégias que têm como objetivo tornar a imagem de um indivíduo positiva e atrativa. O intuito é aumentar a sensação de profissionalismo e confiança perante o público. No entanto, para que esse procedimento se torne possível alguns quesitos devem ser considerados. Entre eles estão:
- a atualização frequente das redes sociais;
- a constante presença em eventos e feiras sobre odontologia;
- o desenvolvimento de uma rede de contatos e de comunicação eficiente;
- o dentista empreendedor deve manter perfis separados dentro das redes sociais. Um deve se destinar ao uso profissional e o outro, pessoal;
- a elaboração de conteúdos e materiais relevantes para o público e para o mercado, de uma forma geral.
Viu como é possível obter sucesso no empreendimento odontológico? Por meio desses procedimentos o dentista empreendedor conseguirá obter os melhores resultados e, consequentemente, a clínica estará sempre cheia de clientes. Então, se você gostou do conteúdo abordado, aproveite para se inscrever em nossa newsletter e ficar por dentro de tudo.