O estudante de Odontologia pode se capacitar em diversas áreas após a conclusão do seu curso. Uma delas é a Odontologia Hospitalar, a qual capacita o profissional para auxiliar no tratamento de várias doenças sistêmicas, como, por exemplo, câncer, diabetes e cardiopatias.
É seu papel trabalhar no sentido de reduzir riscos de infecções que podem ocorrer na região bucal, assim como também melhorar a qualidade de vida do paciente.
Considerando que se trata de uma área que está em alta, atraindo diversos dentistas, elaboramos este conteúdo com o objetivo de apresentar os primeiros passos para quem deseja atuar como dentista hospitalar. Veja!
Tenha uma formação superior de qualidade
O primeiro passo para quem deseja atuar como dentista hospitalar é ter uma graduação em Odontologia de excelência. Afinal, sem ter uma boa base de conhecimento, fica difícil não apenas desempenhar com excelência as competências esperadas, mas também obter destaque no mercado.
Por isso, procure um curso de Odontologia que seja referência e que, se possível, introduza o aluno ao incrível universo da área, oferecendo ao estudante a possibilidade de aprender tanto a teoria como a prática em clínicas acadêmicas.
Um bom curso de Odontologia oferece uma base sólida para que o estudante saia preparado para se habilitar em Odontologia Hospitalar.
Vale acrescentar que a faculdade pode possibilitar que o aluno de Odontologia faça estágios ou tenha vivência em hospitais, o que pode ser fundamental para sua formação e orientação profissional.
Faça Odontologia Hospitalar em uma instituição de referência
Normalmente, uma faculdade de Odontologia fornece a base para que o estudante saia do curso preparado para atuar em diversas áreas. No entanto, ela não se aprofunda em campos específicos, mas mostra ao aluno que é possível que ele escolha um deles e se especialize. Nesse momento, é importante selecionar uma instituição de referência para fazer o curso de capacitação, habilitação ou especialização.
Assim, como segundo passo, busque por uma instituição séria. A oferta pelo curso é grande. Procure por aqueles que ofereçam a prática desde os primeiros módulos. Quanto mais cedo praticar maoires serão os casos clínicos vividos, maior será a sua experiência e maiores chances de se destacar no mercado.
Os primeiros passos do estudante de Odontologia dentro de um hospital
Somente após ser habilitado em Odontologia Hospitalar é que o profissional poderá atuar com domínio de competência na área hospitalar. É comum que nesse momento surjam algumas dúvidas, como: “Que passos devo adotar dentro de um hospital?”
O primeiro passo que deve ser dado pelo estudante de Odontologia dentro de um hospital é se integrar com sua equipe. Isso, sem dúvida, proporcionará um ambiente de trabalho tranquilo, dotado de aprendizado e de ajuda mútua.
Em seguida, é importante que ele conheça bem como o hospital trabalha, para assim começar a desenvolver suas atividades com base na lógica de funcionamento da unidade de saúde. Por exemplo, seu trabalho será na UTI ou na enfermaria? Cada hospital pode adotar regras de funcionamento diferentes.
Como se pode observar, antes de iniciar as atividades em um hospital, é de fundamental importância que o estudante de Odontologia procure ter uma formação de excelência, tanto na fase da graduação como no momento de habilitação em outros cursos, a exemplo da Odontologia Hospitalar.
Ficou interessado em conhecer melhor o curso de Odontologia Hospitalar do CEMOI?
Posts recentes
- Como melhorar a experiência do paciente no consultório odontológico?
- Estratégias para lidar com a concorrência na odontologia
- Oportunidade: Concurso para Odontologia Hospitalar no Hospital Geral de Bonsucesso
- O impacto das redes sociais na reputação do dentista
- 5 boas opções de cursos e treinamentos para dentistas