A tecnologia chegou para revolucionar o mercado e, a cada inovação, as empresas precisam se adaptar para não perder espaço para a concorrência. Até porque o uso dos meios digitais tem facilitado e inovado cada vez mais a forma de se fazer negócios.
A melhora na comunicação e a possibilidade de investir em novas alternativas para oferecer produtos e serviços que sejam o diferencial no mercado, é uma das alternativas que explica porque o uso da tecnologia é indispensável.
No ramo odontológico também houve inovações proporcionadas por novos equipamentos. Mas o uso de aplicativos também chegou para fazer uma grande diferença no aprendizado dos profissionais dessa área.
Os aplicativos no ramo odontológico
Na área da odontologia, os aplicativos se tornam um apoio profissional para os estudantes ou aqueles que já trabalham na área, auxiliando em importantes cenários do setor, como gestão de negócios e proximidade com os pacientes. Além é claro, dos aplicativos para odontologia hospitalar que possuem outros diferenciais.
Ao optar por usá-los é possível obter várias vantagens que beneficiam tanto profissionais quanto clientes.
Quais benefícios eles proporcionam?
O uso de aplicativos odontológicos proporcionam vantagens para os profissionais que desejam realizar uma boa gestão de carreira e adquirir mais conhecimento. Eles não costumam ser tão utilizados, mas possuem muitas funções interessantes que deveriam ser conhecidas pelos dentistas. Eles podem ser utilizados para acessar históricos de pacientes, otimizar diversas atividades de consultório, interagir com outros profissionais, entre outros.
Alguns dos principais aplicativos odontológicos
RadioXtudy: criado para que os dentistas possam estudar imagens radiográficas. É um produto totalmente brasileiro e tem em suas funções imagens com demarcação de estrutura, assunto sobre patologia e anatomia, interatividade entre usuários e uma lista de exercícios. Disponível em Android e iOS;
Anestesico Dental: Ele calcula de forma rápida a dosagem anestésica que o paciente precisa receber, analisando informações como peso, estado de saúde e histórico clínico. Encontrado apenas em aparelhos Android;
Bone Box: aplicativo com imagens 3D, tornando a experiência mais realista. Opção interessante para quem se interessa pela área de anatomia dental, podendo ajudar pacientes a entender os procedimentos realizados. Disponível nas principais plataformas de smartphones;
Negatoscope: recurso criado para auxílio em casos emergenciais. Ele funciona como um substituto do aparelho negatoscópio ao fazer a análise de uma radiografia. O aplicativo possui um sistema de milimetragem para ajudar a tomar as medidas. Disponível tanto para Android quanto iOS.
Quais tipos de aplicativos odontológicos são mais recomendados?
Cada um deles tem seus softwares que podem trazer muitos benefícios para os dentistas. Os profissionais devem considerar alguns pontos que possam proporcionar essas vantagens como, por exemplo, aplicativos que realizam simulações, possibilidade de aumento de produtividade, que dê para proporcionar um marketing odontológico e que salve imagens e exames realizados.
Ao estabelecer as prioridades, basta procurar por aqueles que mais se encaixam no perfil desejado.
Benefícios também para os pacientes
Através desses softwares, aqueles que realizam simulações permitem uma visualização melhor sobre a forma como serão realizados os procedimentos, além de possibilitar ao dentista o armazenamento dos exames nos aplicativos, facilitando a vida dos pacientes.
Quer saber tudo sobre os principais assuntos da odontologia e odontologia hospitalar e ainda se tornar um profissional renomado? Então acesse nossos artigos e inscreva-se em nossa newsletter para ficar por dentro de tudo.