A pandemia ocasionada pela Covid-19 afetou os mais variados tipos de serviços, reduzindo o número de vendas e, consequentemente, a receita. Um exemplo de serviços, nesse sentido, são os oferecidos por uma clínica odontológica. Muitos pacientes não só reagendaram sua consulta, como alguns a cancelaram, com receio do contágio pelo Coronavírus.
Diante desses e de outros problemas, é mais do que normal que o gestor dentista se faça a seguinte pergunta: como manter o consultório odontológico em tempos de Coronavírus?
Com o objetivo de lhe ajudar a resolver esta questão, montamos este conteúdo para apresentar algumas dicas. Confira:
Faça uma boa gestão financeira do seu consultório odontológico em tempos de Covid-19
O que mais tem pesado em relação a toda essa situação que as empresas estão vivendo é, sem sombra de dúvida, o financeiro, pois, antes de tudo isso, elas tinham compromissos a honrar, como pagamento a funcionários e fornecedores.Assim sendo, como primeira dica, orientamos você a gerir de forma eficiente o planejamento financeiro do seu consultório odontológico.
O que significa gerir de forma eficiente o seu consultório odontológico em tempos de crise?
Como se sabe, a crise costuma reduzir o número de clientes de um negócio e, com isso, o faturamento. Portanto, sem dinheiro o suficiente no caixa, a empresa pode não conseguir honrar os seus compromissos.
Por essa razão, é fundamental que exerça um controle rígido em relação ao financeiro do seu consultório odontológico, averiguando quais gastos são realmente necessários e quais podem ser revistos.
É uma tarefa que requer criticidade e capacidade de análise.
Enquanto a pandemia da Covid-19 durar, toda e qualquer ação com o objetivo de reduzir custos e, assim, garantir fôlego ao seu financeiro, é fundamental para a sobrevivência do seu negócio.
Tome os cuidados necessários em seu consultório odontológico em tempos de Coronavírus
Certamente, a pandemia da COVID-19 assusta não apenas os profissionais de uma clínica odontológica, mas também os pacientes, pois o seu percentual de contaminados não para de crescer.Ciente disso, você deve tomar os devidos cuidados em sua clínica odontológica para que participe ativamente da prevenção ao Coronavírus, cuidando tanto a saúde de quem trabalha no local, como a de seus pacientes.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) traz algumas recomendações que devem ser tomadas no processo de atendimento odontológico. Veja:
Triagem do paciente odontológico
Caso a triagem aconteça por telefone ou a distância, o CFO sugere que o profissional de Odontologia pergunte ao paciente se ele apresenta sintomas gripais ou se teve contato com alguma pessoa que apresente tais sinais.Todavia, se a triagem acontecer de maneira presencial, é preciso adotar uma série de ações, que incluem:- Aferir a temperatura corporal do paciente e acompanhante;
- Deve-se monitorar a temperatura da equipe de saúde bucal;
- A febre será definida para os pacientes que apresentarem a temperatura acima de 37,8 oC;
- O paciente com suspeita de COVID-19 deve ser orientado a fazer isolamento domiciliar imediatamente e a procurar serviço de saúde somente em caso de agravamento dos sintomas;
- Evitar aglomeração de pacientes e acompanhantes na sala de espera, devendo manter distância de pelo menos 1 metro entre as pessoas.
Caso o paciente apresente, na triagem presencial, sintomas relacionados a Covid-19, o profissional deve orientá-lo a fazer o isolamento domiciliar imediatamente, bem como procurar os serviços de saúde, em caso de agravamento.
Ainda assim, o CFO recomenda que, caso o tratamento seja de urgência e o paciente apresente sintomas da Covid-19, os profissionais realizem o atendimento, mas tomando as medidas de segurança necessárias, que englobam:
- Uso de equipamento de proteção individual, EPI;
- Luvas;
- Lavagem de mãos antes e após o procedimento;
- Descarte de EPIs e materiais infectados no lixo apropriado.
O que o CFO faz, na verdade, é orientar a clínica odontológica a como manter os seus serviços em tempos de Coronavírus e dá instruções sobre como agir diante de possíveis situações.
No entanto, vale salientar que o CFO recomenda que o consultório só realize o atendimento em caso de urgência/emergência. Para conferir a tabela de tratamentos urgentes e emergenciais feita pelo CFO, baixe a cartilha de recomendações aqui.
Retomada dos atendimentos em seu consultório odontológico em tempos de Coronavírus
Ainda que não haja uma data fixa para a retomada dos serviços de forma tradicional na Odontologia, nunca é demais se precaver. Por isso, prepare o seu consultório odontológico para esse momento.A lógica para esse pensamento é simples: hoje, muitas pessoas estão remarcando a sua consulta, o que pode gerar para a sua clínica uma grande demanda quanto tudo isso amenizar. Isso sem considerar os casos que carecem de atendimento odontológico.
É, sem sombra de dúvida, algo que pode afetar não apenas os serviços de Odontologia, mas qualquer segmento do mercado que tenha sido afetado pela Covid-19.
Quais atitudes tomar para a retomada dos atendimentos odontológicos?
- Preparar a sua equipe de dentistas;
- Orientá-los, no sentido de tomar as medidas de segurança necessárias;
- Preparar o pessoal da recepção para fornecer um atendimento ágil (triagem).
Cuide bem dos seus pacientes
Por fim, não poderíamos deixar de dar essa dica. Não é porque a sua clínica odontológica não está realizando atendimento como antes, que não deve se preocupar com os seus pacientes, afinal você é um profissional da saúde. Nesse momento, fazer isso é mais do que necessário, é uma obrigação para que, lá na frente, você consiga mantê-los como pacientes.Qualquer que seja o paciente, gosta de ser lembrado. Então, por que não fazer uma ligação para o cliente para saber se ele está tomando os devidos cuidados com relação ao Coronavírus? Ou, quem sabe, enviar um e-mail?
Aprenda a adotar também ações estratégias em seu consultório odontológico.
A empresa que se preocupa com o seu cliente, tende a não apenas ganhar a confiança deste, mas também se consolida no mercado de maneira mais rápida.
Gostou das nossas dicas? Esperamos que sim. Conheça outros artigos do CEMOI, que podem ajudar no seu negócio e também sobre o mercado de Odontologia Hospitalar.
Posts recentes
- Estratégias para lidar com a concorrência na odontologia
- Oportunidade: Concurso para Odontologia Hospitalar no Hospital Geral de Bonsucesso
- O impacto das redes sociais na reputação do dentista
- 5 boas opções de cursos e treinamentos para dentistas
- Guia prático de networking para dentistas
- Saiba como ampliar suas oportunidades de carreira como dentistas
- Quais as vantagens de ter uma formação especializada em odontologia?