Uma área em crescimento
Um segmento em franco crescimento e sem volta, é o que dizem os mais experientes.
A Odontologia Hospitalar (OH) é uma das área de atuação que mais vem sendo procurada nos últimos anos. Além das pesquisas que existem sobre o assunto (veja Artigos da Odontologia Hospitalar que você precisa ler), a medicina moderna já reconhece a importância da presença de um cirurgião-dentista em ambiente hospitalar.
A outra parcela de contribuição vem dos hospitais. Além do Projeto de Lei que tramita no Senado e Câmara, os gestores hospitalares perceberam a relevância da saúde bucal em pacientes sistemicamente comprometidos. A redução dos custos hospitalares e a rotatividade dos leitos são indicadores positivos obtidos com o trabalho da Odontologia em conjunto com as demais áreas. Isso também ocorre em hospitais públicos. No Distrito Federal o projeto de implementação do dentista em ambiente hospitalar, reduziu a ZERO a pneumonia associada à ventilação mecânica.
Atuação vai além da UTI
Seja em unidades de terapia intensiva, semi-intensiva, coronarianas e leitos de internação, o dentista passou a interagir com a equipe multidisciplinar composta também por médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e enfermeiros para acompanhar aqueles que mais precisam.
Os pacientes internados apresentam uma higiene bucal deficitária, o que permite a propagação de patógenos que propiciam o aparecimento de outras doenças, principalmente as respiratórias, explica Claudia Baiseredo, diretora do Centro Multidisciplinar de Odontologia Intensiva (CEMOI).
"Os pacientes internados apresentam uma higiene bucal deficitária, o que permite a propagação de patógenos que propiciam o aparecimento de outras doenças, principalmente as respiratórias"
Drª Claudia Baiseredo Tweet