Conhecida mundialmente por seu poder estético e reparador, a Toxina Botulínica também é uma importante aliada da Odontologia Hospitalar. A Toxina Botulínica, popularmente conhecida pelo nome de Botox, é uma proteína que age inibindo a liberação de acetilcolina no organismo. Ou seja, a substância atua diretamente na contração muscular para causar efeito paralisante na região aplicada.
Na Odontologia a Toxina Botulínica é uma excelente opção aos profissionais que buscam tratar questões incômodas de seus pacientes, como sorriso gengival e assimetria do sorriso. Já a toxina botulínica na Odontologia Hospitalar possui aplicações em pacientes hospitalizados ou em regime de atendimento odontológico domiciliar.
Quais são as indicações da Toxina Botulínica na Odontologia?
Amplamente utilizada na Dermatologia para a diminuição de linhas de expressão e tratamento da sudorese, a substância também é uma ferramenta fundamental na Odontologia. A Toxina Botulínica pode ser utilizada em casos de bruxismo, exposição excessiva da gengiva (sorriso gengival) e até mesmo para casos de produção excessiva de saliva.
Após uma avaliação detalhada do paciente, o profissional deve coletar exames específicos para confirmar a ausência de alergias ou intolerâncias a outras substâncias. Isso ajuda a minimizar efeitos indesejados durante a após a aplicação da substância.
Qual é o uso da Toxina Botulínica na Odontologia Hospitalar?
A Toxina Botulínica na Odontologia Hospitalar, pode ser utilizada como tratamento complementar de diversos casos, sendo eles:
- Em pacientes neurológicos, no auxílio ao bruxismo;
- Alívio das dores de cabeça (enxaqueca crônica) causadas por compressão proveniente de aperto dos dentes;
- Diminuição da hipertrofia do músculo masseter;
- Correção de disfunções da articulação temporomandibular;
- Em úlceras traumáticas, sialorréia e distonias orofaciais;
- Melhora da assimetria facial causada por má formação dentária.
Quanto tempo dura o efeito da Toxina Botulínica no paciente?
O efeito da Toxina Botulínica observa-se entre 3 e 7 dias, podendo durar até 6 meses. Quanto menor for a atividade muscular na região aplicada, maior será a duração do efeito da substância. Para manter o bem-estar e satisfação do paciente, é necessário reaplicar a Toxina Botulínica periodicamente.
Para quem é recomendado o uso da Toxina Botulínica?
A Toxina Botulínica é recomendada para qualquer pessoa que possua as questões citadas acima. É indicado que o paciente seja maior de 18 anos e que não possua alergias a outras substâncias, podendo em alguns casos ser recomendada com a concordância médica para menores de 18 anos. O profissional de Odontologia deve avaliar se o paciente possui predisposição para convulsões e se já notou problemas de cicatrização.
A substância é contraindicada para pacientes lactantes e gestantes, aos pacientes intolerantes à lactose, albumina e portadores de doenças autoimunes, quando não controladas.
Como o profissional de Odontologia pode se especializar no assunto?
Para ser um capacitado na área, o profissional de Odontologia pode participar de cursos específicos de imersão e especialização sobre a aplicação da toxina e também se capacitar com o Curso de Habilitação em Odontologia Hospitalar.
Conheça o Curso de Odontologia Hospitalar do CEMOI. Aproveite e inscreva-se em nossa newsletter e fique sempre por dentro dos assuntos mais importantes do setor.
Posts recentes
- Como melhorar a experiência do paciente no consultório odontológico?
- Estratégias para lidar com a concorrência na odontologia
- Oportunidade: Concurso para Odontologia Hospitalar no Hospital Geral de Bonsucesso
- O impacto das redes sociais na reputação do dentista
- 5 boas opções de cursos e treinamentos para dentistas