A utilização de fármacos auxiliam na cura de doenças, contudo nem sempre os efeitos colaterais são instantaneamente visíveis, demoram dias e as vezes anos para serem diagnosticados.
O manejo de pacientes em terapia medicamentosa deve ser acompanhado por equipes multidisciplinares pela possibilidade de ocorrências de ações adversas, sistêmicas ou locais. Pacientes submetidos a exodontias ou cirurgias envolvendo tecido ósseo da maxila e mandíbula tem importante relação com a osteonecrose avascular associada ao uso crônico de bifosfonatos.
Como pode ser difícil estabelecer a associação da manifestação com o fármaco administrado, em função da diversidade de medicamentos usados por alguns pacientes crônicos é de suma importância o conhecimento e aprofundamento dessa patologia para o cirurgião dentista que esteja atuando em equipes multidisciplinares.
Por isso, esse é um dos tópicos abordados em um dos módulos do Curso de Capacitação em Odontologia na UTI. Para ministrar, nosso Professor convidado Dr Abel Cardoso, Prof. Titular do Departamento de Patologia e Diagnóstico Oral da UFRJ, onde graduou-se nessa mesma universidade tendo complementado seus estudos em Indiana University e Purdue University at Indianapolis.
“Qualidade no ensino é a base para o sucesso pessoal, profissional e social”
EQUIPE CEMOI.
Inscreva-se on line: Capacitação em UTI
Assessoria de Comunicação