Para que o seu negócio de odontologia possa crescer, é necessária a aplicação de estratégias para a captação de novos clientes. Diante disso, diversos especialistas criaram métodos capazes de otimizar esse processo. Logo, o marketing busca despertar os desejos e as necessidades dos consumidores.
Isso acontece para que as vendas façam a diferença na evolução de seu negócio. Nesse artigo, iremos apresentar várias dicas que irão te ajudar no desenvolvimento de ações para sua empresa. Logo, elas vão lhe permitir alcançar mais clientes e fidelizá-los, de maneira a aumentar os lucros do seu consultório.
Conheça o perfil dos seus clientes
Primeiro você precisa conhecer o perfil do seu cliente, bem como o que mais chama a atenção dele. Identifique suas preferências, veja como ele reage diante da proposta de adquirir o seu serviço. Você deve obter o máximo de dados do seu potencial consumidor.
Ofereça materiais gratuitos na internet sobre assuntos de interesse de seu público alvo. Faça o cadastramento de seus dados e colete informações essenciais para que sejam identificadas as características de seus futuros pacientes. Isso vai facilitar as próximas etapas de captação de novos clientes.
Após isso, vá direto ao problema da pessoa, ou seja, a dor dela. Mostre que você tem a solução para o que ela está procurando resolver. Em seguida, aponte os diferenciais que o seu serviço possui em comparação com outros consultórios de odontologia.
Priorize as qualidades de seu serviço odontológico
Porém, a qualidade daquilo que você oferece precisa atender as expectativas dos clientes, pois o contrário pode lhe causar enormes prejuízos. Logo, o cliente não voltaria ao seu consultório, assim como espalharia uma imagem negativa daquele serviço que não o agradou.
Procure focar nas qualidades e benefícios que o seu serviço possui e aplique alguns gatilhos mentais. Estas são palavras que vão permanecer na mente dos leitores do seu site. Assim, eles irão se lembrar do que você ofereceu para eles, quando visitaram os seus conteúdos digitais.
Desperte o interesse do público
O marketing para dentistas também utiliza estratégias de atração, que busca apoiar na captação de novos clientes, despertando o seu interesse para o que está sendo divulgado. Ele tem quatro fases para atrair as pessoas para adquirirem algum produto ou serviço oferecido. Elas são importantes em seus processos de venda.
A primeira utiliza sites, redes sociais, blogs, anúncios e outros meios estratégicos de atração para o público. A segunda fase leva o cliente a visualizar conteúdos gratuitos que irão trazer o entendimento sobre determinado assunto. Assim, quando ele se cadastrar, irá disponibilizar dados que ajudarão a sua empresa a definir o perfil dos clientes.
A terceira parte do marketing de atração realiza a manutenção dos visitantes. Por exemplo, você oferece por e-mail alguns conteúdos gratuitos relacionados ao que ele procura. Com isso, ele vai ficar curioso e se interessar por aquele material.
Por último, a quinta etapa leva o consumidor a adquirir, de fato, o seu serviço desejado. Também é preciso que haja várias opções para o cliente realizar o pagamento, para aumentar suas chances de efetivar a compra nessa fase.
Realize a captação e fidelize novos clientes
A sua marca precisa manter e aperfeiçoar a qualidade do que é anunciado nas páginas de redes sociais e site da empresa, por exemplo. Dessa forma, a pessoa que frequenta seu consultório irá gostar do seu conteúdo, assim como irá divulgar para seus familiares e amigos.
Com isso, o seu negócio poderá captar novos clientes sem altos investimentos a mais por isso. Contudo, esclareça todos os questionamentos que seus pacientes possam ter com relação ao seu serviço.
Quando sua empresa tem um site e oferece conteúdos gratuitos, você pode calcular a Taxa de Otimização de Conversão. Se 1500 visitantes entraram no seu site, em um período específico, porém, 450 se inscreveram para baixar um eBook disponível, por exemplo, iremos calcular: 450 / 1500 = 0,3. Assim, a taxa de conversão é 0,3, o que é multiplicado por 100. Logo, o resultado é que 30% dos visitantes converteram no seu conteúdo e viraram um contato para você se relacionar e poder falar sobre seus serviços.
Invista na divulgação de seu negócio
Envolva os seus funcionários em atividades que tenham o objetivo de atrair novas pessoas e na captação de novos clientes. Também é possível investir em propagandas publicitárias nas redes sociais.
Faça panfletos e pague pessoas para divulgar o seu consultório na região onde ele está localizado. Quem pode investir um pouco mais, tem a possibilidade de anunciar nos principais meios de comunicação disponíveis. Entre eles, temos os canais de rádio, televisão, revistas, jornais e espaços para anúncios ao longo de vias urbanas.
Aproveite os contatos pessoais e profissionais para anunciar a sua marca, assim como as pessoas que já trabalharam contigo. Entre elas, há os que fazem parte de seu convívio social e de organizações que você já teve algum relacionamento.
Agora que você já conhece mais sobre as estratégias para a captação de novos clientes, aproveite para conferir outros conteúdos em nosso blog e conheça o nosso Curso de Odontologia Hospitalar. Assim, você pode entender de que forma sua carreira pode evoluir com a nossa ajuda.