Todos nós sabemos sobre a importância de ir a um consultório odontológico com regularidade. Essa tarefa é essencial não apenas para garantir a estética e a funcionalidade do nosso sorriso, mas para assegurar a saúde dos nossos dentes, evitando problemas maiores no futuro.
Para muitas pessoas, no entanto, visitar um dentista com frequência se transforma em uma tarefa quase impossível. Isso pode acontecer devido a alguns problemas enfrentados por esses indivíduos, sejam pessoais ou de saúde, que os impedem de se locomover até uma clínica odontológica.
Foi pensando nisso que a odontologia home care foi desenvolvida, de maneira a atender pessoas que precisam de tratamentos odontológicos, mas que, por alguma razão, não podem sair de casa. Confira a partir de agora o que é, como funciona e para quem é indicado a odontologia home care.
O que é odontologia home care?
Odontologia home care, em tradução literal, é uma modalidade de atendimento odontológico realizado na casa do paciente, e não no consultório. Em outras palavras, ao invés de a pessoa se locomover até uma clínica para receber os cuidados necessários, é o dentista quem vai até ela, normalmente até sua casa.
Todos os tratamentos são realizados com uma estrutura adaptada e diferente da tradicional, afinal, a casa do paciente não dispõe dos equipamentos utilizados em uma clínica odontológica. Ainda assim, os cuidados home care são funcionais e capazes de garantir a saúde bucal de quem não pode se locomover até o consultório.
Como funciona o tratamento?
Para dar início ao tratamento home care, o paciente precisa entrar em contato com uma clínica que ofereça o serviço. Vale ressaltar que nem todos os profissionais oferecem essa possibilidade, já que se trata de uma modalidade diferente e nova no ramo da odontologia, mas algumas clínicas já se especializaram nesse tipo de atendimento.
Após a escolha da clínica ou profissional e o contato inicial, uma equipe vai até o endereço do paciente munida de alguns equipamentos a fim de realizar uma avaliação do problema. É nesse momento também que os profissionais determinam quais tratamentos devem ser iniciados.
Em algumas situações, quando o cuidado necessário é pequeno e não requer equipamentos específicos, o tratamento é realizado de maneira imediata, ou seja, no mesmo dia da visita da equipe técnica. É o caso, por exemplo, da retirada de cáries.
Já os tratamentos mais complexos, que exigem um aparato próprio que normalmente não está disponível nessa primeira visita, será necessário agendar outra consulta. Assim, a equipe volta em uma data posterior com os equipamentos e pode realizar todos os procedimentos necessários à restauração e manutenção da saúde bucal do paciente.
Os próprios equipamentos geralmente são versões adaptadas que permitem seu fácil deslocamento. Dessa forma, a odontologia home care pode alcançar pacientes nos mais variados locais.
Para quem ele é indicado?
Agora que você já sabe o que é e como funciona o tratamento home care, chegou a hora de entender para quem ele é indicado. Acompanhe!
Pessoas portadoras de necessidades especiais
O tratamento odontológico em casa é indicado, por exemplo, para pessoas portadoras de algumas necessidades especiais, como Síndrome de Down, autismo ou paralisia cerebral. Isso acontece tanto devido à dificuldade que elas encontram de se movimentar ou se locomover até uma clínica, quanto pelo fato de se sentirem mais seguras e confortáveis no ambiente domiciliar, especialmente em caso de autismo.
Essa modalidade de atendimento pode ser fundamental para que o paciente não seja submetido ao estresse comum às clínicas odontológicas. Portanto, com o home care essas pessoas podem ter acesso a um tratamento dental de qualidade sem a necessidade de interferir na sua rotina.
Pessoas com restrições para se locomover
Outro tipo de problema que pode requerer um atendimento odontológico domiciliar é a dificuldade ou impossibilidade de locomoção. Algumas pessoas, como as que precisam ficar na cama ou idosos que não podem sair de casa acabam ficando impedidas de realizarem algumas tarefas essenciais, como a visita a um dentista.
Essa é, na verdade, a principal indicação para a odontologia home care: como o paciente não pode ir até a clínica, a clínica vai até ele.
Pessoas com baixa imunidade
Pessoas com baixa imunidade também podem se beneficiar dos tratamentos odontológicos realizados em casa. São pacientes que acabaram de passar por uma cirurgia, como transplantes, ou ainda os que possuem doenças que atacam o sistema imunológico com facilidade.
Essas pessoas ficam limitadas a não saírem de casa devido aos riscos que uma exposição desse tipo oferece, especialmente em relação à grande quantidade de germes e bactérias que podem ser fatais para elas.
Pessoas com transtornos psicológicos
Pacientes que sofrem com transtornos psicológicos, principalmente quando se trata de fobias, ansiedade social ou síndrome do pânico, sentem imensa dificuldade em sair de casa e chegam a ter medo de lugares abertos, como é o caso da agorafobia. Em tais situações, o indivíduo está sujeito a ter crises severas que podem representar um grande risco à sua própria segurança e que pode impedi-los de sair de casa.
Sendo assim, o tratamento odontológico home care é uma ótima opção para esses indivíduos, pois garante que eles tenham acesso a uma saúde dental de qualidade sem a necessidade de se locomover a um local onde se sintam inseguros e desconfortáveis, como é o caso do consultório.
Pessoas que não têm disponibilidade de horário
Por último, o tratamento odontológico home care pode ser solicitado por aquelas pessoas que não têm disponibilidade de horário, ou seja, que não têm tempo para ir ao dentista. Nesse caso, a impossibilidade não está relacionada a problemas de saúde.
O serviço, aliás, pode ser realizado na casa ou no escritório do paciente, especialmente em horários não comerciais, e costuma ser contratado por executivos e empresários que podem pagar pelo atendimento especial.
Seja qual for o motivo que impede a pessoa de se locomover até um consultório odontológico, é muito importante que o serviço domiciliar seja de qualidade. É fundamental poder contar com profissionais experientes e que ofereçam uma estrutura adequada ao tratamento odontológico, ainda que adaptada. Afinal, todas as pessoas têm direito à saúde dental e a um lindo sorriso.
Se você, dentista, deseja ingressar nesta área, saiba que com o Curso de Odontologia Hospitalar do CEMOI, você terá todo o conhecimento necessário para aplicar o atendimento domiciliar com excelência, assim como sua atuação em hospitais. Aproveite também para se inscrever em nossa newsletter e ficar por dentro de novidades e conteúdos da área.