Gerir um consultório de forma eficiente pode ser um desafio, mesmo para dentistas experientes. Aqui estão 6 erros de gerenciamento de um consultório odontológico para evitar e o que você pode fazer para melhorar. Boa leitura!
1. Ignorando uma experiência de paciente de alto nível
As experiências de seus pacientes devem ser uma de suas principais prioridades ao gerir um consultório.
Pacientes com experiência abaixo da média têm menos probabilidade de retornar, e o custo de adquirir novos pacientes para substituí-los é muito mais alto do que ter os mesmos pacientes retornando regularmente.
Dica: encante cada paciente durante sua visita.
Quando você fornece uma ótima experiência para um paciente, você transforma um check-up dentário de uma tarefa árdua em uma consulta divertida. Isso é especialmente verdadeiro para crianças pequenas que podem ter o medo típico de um dentista.
Iluminação brilhante, janelas polidas, um comportamento amigável, conversa fiada e outras pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença entre um paciente voltar e encontrar outro dentista.
2. Subestimando seus próprios serviços
Oferecer serviços odontológicos acessíveis aos seus pacientes é sempre uma ideia inteligente e uma excelente maneira de tornar seus pacientes carinhosos. No entanto, tome cuidado para não subestimar a qualidade deles. Mesmo que seus serviços sejam acessíveis, seus pacientes devem ser capazes de ver claramente que eles também valem o preço.
Dica: apresente seus serviços com uma imagem cinco estrelas.
Eduque seus pacientes sobre o valor dos procedimentos ou tratamentos que você recomenda. Reserve um tempo para discutir com eles os benefícios do tratamento e as consequências do declínio.
Quando seus pacientes entendem o que você faz e quanto trabalho é necessário para torná-los saudáveis, eles podem estar mais dispostos a pagar por seu bom trabalho e assim, você pode tornar seu atendimento mais rentável.
3. Contratação de membros da equipe que não se enquadram
Sua prática odontológica é tão forte quanto sua equipe e isso é um ponto muito importante ao gerir um consultório. É fundamental contratar funcionários experientes e dedicados, com conhecimento em sua área de treinamento.
Evite fazer contratações com poucas informações, mesmo que precise desesperadamente preencher uma vaga.
Dedique um tempo para entender completamente a formação profissional de alguém, sua paixão e por que essa pessoa seria uma boa opção para sua prática odontológica.
Dica: seja cuidadoso(a) durante o processo de contratação.
Seja o(a) mais meticuloso(a) possível durante o processo de contratação. Revise currículos, agende várias entrevistas e peça feedback à sua equipe atual sobre o novo colega de equipe em potencial.
Isso pode parecer demorado, mas a contratação e o treinamento são caros. Faça o que puder para garantir que as pessoas que você contrata sejam um investimento de sucesso.
4. Não fornecendo treinamento contínuo à sua equipe
Treinar seus novos contratados é senso comum. Mas treinar continuamente sua equipe exige um esforço extra e necessário.
Deixar de trabalhar com sua equipe atual significa que você está perdendo a oportunidade de melhorar os pontos fortes e fracos de todos em sua prática. É importante que sua equipe receba atualizações regulares e treinamento contínuo, especialmente em odontologia moderna.
Dica: crie várias oportunidades para sua equipe aprender e revisar habilidades.
Encontre programas de treinamento robustos que permitam que seus colaboradores se envolvam no aprendizado visual, auditivo e cinestésico. Forneça treinamento prático e não tenha medo de perguntar à sua equipe onde eles acham que precisam de mais ajuda.
Isso não apenas aumentará o conhecimento de odontologia de sua equipe atual, e também envolverá os membros que são incentivados pelo aprendizado contínuo, ajudando você a reter seu melhor talento por anos.
5. Falha em causar uma boa primeira impressão
Embora a experiência de cada paciente seja crucial, a primeira impressão que você causa nos novos pacientes define o que eles podem esperar de você no futuro.
A aquisição de novos pacientes é cara e isso pode ser uma pedra no sapato ao gerir um consultório. Se a primeira impressão de seu cliente for ruim, ele pode não retornar. Isso torna mais difícil para você estabelecer uma base de pacientes confiável, e não há muito o que fazer quando alguém decide não voltar.
Lembre-se: nem sempre se trata do que você diz ou faz. É também sobre como o paciente se sente.
Dica: preste atenção extra aos sentimentos dos pacientes pela primeira vez.
Ao passar por uma consulta simulada, assuma a postura de um novo paciente que nunca viu ou interagiu com sua clínica antes.
O telefone é o ponto de primeiro contato mais comum, ligue e marque uma consulta para saber como a equipe da recepção está se comunicando com os pacientes.
Ou, considere contratar um “cliente misterioso” para comparecer a um compromisso e deixá-lo contar a você sobre sua primeira impressão inicial.
6. Manter equipamentos desatualizados
Os pacientes estão prestando atenção à tecnologia em seu consultório. Se seus clientes sentirem que você está 5, 10 ou até 20 anos atrasado na indústria, eles podem decidir mudar para uma nova clínica.
Por quê?
Porque a tecnologia é uma parte crucial do nosso mundo hoje e é entendida para tornar a vida mais eficiente, confortável e até relaxada.
Se alguém tiver a impressão de que você não está à altura, isso pode facilmente prejudicar sua reputação e afastá-lo.
Dica: preste atenção a novas tecnologias e compre-as quando necessário.
A nova tecnologia é cara, mas geralmente vale a pena o investimento para agilizar os exames de novos pacientes e aumentar a aceitação do tratamento. Preste atenção aos seus concorrentes e ao que outros dentistas da área estão usando. Esforce-se para atualizar equipamentos desatualizados e invista em tecnologia de ponta.
É um custo inicial caro? sim.
Mas espero que ajude você a criar uma prática odontológica moderna que inspire confiança em seus pacientes.
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